quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Janelas

Elemento fundamental numa habitação urbana, as janelas são como que as asas de uma casa. Elas possibilitam o trânsito de olhares entre dentro e fora, assim como o jogo de luzes que dinamiza todo o interior ao longo de várias estações e dentro de um mesmo dia.
Ficam alguns exemplares, aqueles cuja luz permitiu fotografar. O estado de conservação é variável e levanta dúvidas naturais quanto à capacidade de isolamento térmico destas caixilharias. Soluções ventiladas: acrescentar uma caixilharia nova por dentro, mantendo a original por fora; substituição das caixilharias por outras novas, em madeira; demolição das varandas cobertas (trata-se, em dois casos, de intervenções posteriores, que reduziram seguramente a luminosidade original). Já disse que se aceitam bitaites?

5 comentários:

Esteva disse...

Pelas fotos, a casa parece ser merveilleuse! Porém, na minha qualidade de candidata a bitaiteira, tenho uma reclamação a fazer: a reduzida dimensaõ das fotos limita enormemente a qualidade e quantidade de bitaites. Por isso, abstenho-me, para já, de emitir os meus preciosos conselhos :). Viste um mail sobre uma empresa que vende materiais de construção ecológicos?
veijicos!

Rui disse...

Se reduzem a luminosidade e são posteriores... e visto que espaço não é problema eu sou a favor da demolição :) para entrar muita luz.
Quanto ao isolamento hmm n percebo muito, mas pelo que dá para ver pelas fotos as janelas não são daquelas muito complicadas para serem substituidas por novas. Pelo menos a 3ª em baixo não parece ser mto recuperável :) Eu gosto de madeira mas n isolam mt bem é verdade :/

Unknown disse...

E concordo... as fotos são tão pequenininhas ;)

P&T disse...

Esteva, vi o teu mail, sim. Até já pus a BIOhabitat como link aqui no blogue ;)
Rui, obrigado pelos bitaites. Doravante clicando nas fotos elas vão poder aumentar :)

disse...

Deita tudo abaixo!

(Estou a brincar) Eu optaria por manter a caixilharia ou o tipo de caixilharia e fazer uma nova, bem discreta, bem moderna e bem vedada por dentro... Fala a voz da experiência... Ai o frio que eu já rapei à custa da amiga estética...