sexta-feira, 30 de julho de 2010
Soalhos em progresso
Pequenos grandes detalhes
sábado, 24 de julho de 2010
quinta-feira, 22 de julho de 2010
Bomba-coração (encore une maison equipée)

O sistema de aquecimento em muito se assemelha à circulação humana. Existe a pequena circulação, que serve para obter o calor (oxigénio no caso do Homem), enquanto tubos vermelhos e azuis desenham a grande circulação que o distribui. Depois há uma máquina, que assegura que tudo isto aconteça sem falhas e no tempo certo.
segunda-feira, 19 de julho de 2010
14ª janela
sábado, 17 de julho de 2010
Modelo 43
Primeira ronda para escolher materiais para casas de banho. Numa economia de mercado ocidental de século XXI, ainda que de segunda ou terceira linha, isso significa tempo substancial investido a avaliar miríades de possibilidades. Apesar disso, o valioso filtro do arquitecto permitiu avançar várias etapas. Numa tarde foram escolhidos azulejos, louças e torneiras. Para a casa de banho do segundo piso, que vai assumir uma aparência mais clássica (contemporânea da casa), a opção recaiu num lambrim de azulejo verde claro rematado a meio da parede por uma tira de azulejo preto. Daí para cima, uma parede branca, comme il faut.
terça-feira, 13 de julho de 2010
Bomba de calor e radiadores


Quem tenha estado a seguir a evolução de uma casa na baixa já deve ter reparado que está cheia de canos e tubos. O conjunto dos tubos azuis e vermelhos correspondem à ligação do reservatório da bomba de calor (com capacidade para 300 litros) aos radiadores. O sistema escolhido foi o Pack Inverter Spydro da AJTech, que corresponde a uma bomba de calor (ar/água) de alta temperatura hidráulica. A opção deve-se à possibilidade de ligação paralela a painéis solares, cuja pré-instalação já foi assegurada (encontra-se em fase de estudo). Os radiadores que nos irão aquecer nas noites frias de inverno são do modelo Strada da Jaga. Recorrem a uma tecnologia low-water que resulta em elevados valores de emissão, diminuindo assim o dispêndio de energia.
segunda-feira, 12 de julho de 2010
Electric dreams #2

Poucos dias depois da visita anterior, o terreno já se encontra preparado para receber a dádiva de Thomas Edison à civilização moderna: a electricidade. E com ela, qual criação de Frankenstein de novo milénio, por entre cabos, tomadas e interruptores, animando máquinas, equipamentos e tecnologias, se trará nova luz e vida a uma casa na baixa.
quinta-feira, 8 de julho de 2010
Caixilharia
quarta-feira, 7 de julho de 2010
Tubos
The thin red line

PS: entretanto o arquitecto confirma que a função da linha é a de nivelar em cada piso todas as intervenções abaixo, até ao soalho, e acima, até ao tecto, corrigindo ou prevenindo eventuais desnivelamentos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)